08/06/2015

Episódio 1 - Fazendo compras no supermercado / Micro-ondas

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje começamos a série “- Não sei cozinhar!" Como se virar na cozinha em 10 episódios! - Básico. Vou fazer assim: 1 postagem por semana, sempre na segunda. Espero que gostem.

Quer ver a programação da Série? - clique AQUI
Quer saber mais sobre equivalências culinárias e utensílios medidores? Clique AQUI


Episódio 1 - Fazendo compras no supermercado / Micro-ondas

Fonte: http://pt.spiderpic.com/stock-photos/dreamstime/12041253-carrinho-de-compras-cheio


Quando você começa a morar sozinho ou fica responsável por uma casa, a primeira coisa que deve pensar é que: agora é você e você (Quem tem marido ou esposa, pensa em dividir as responsabilidades com o outro). Se não tem pão, não tem pão. Ninguém vai comprar para você. Se acabar o leite, ele não vai aparecer misteriosamente na geladeira, como acontecia quando você morava com seus pais. Se não tem comida, você vai ficar com fome. E mais importante: ninguém vive só de lanche e miojo todos os dias! A palavra chave aqui é planejamento. A partir de agora você é responsável pela sua alimentação, então vá às compras!

Como tudo que compro de alimentos vou consumir sozinha, a quantidade é pequena. Gosto de dividir minha lista 2 segmentos: compras do mês e compra semanal.

As compras mensais, são as coisas mais caras e essenciais: como arroz, feijão, açúcar, macarrão, massa de tomate, sabão, óleo, leite, papel higiênico e etc. Aquelas coisas que você tem que ter em casa para sobreviver e que você pode comprar mensalmente. Elas duram por mais tempo. Para quem compra em grandes quantidades essa parte será a mais cara.

A compra semanal é pessoal e varia conforme a necessidade: verduras, frutas, leite condensado(hahahaha), sorvete, chocolate, pão, queijo, biscoito, creme de leite, azeitona, ovos, carne, iogurte...Partes destas compras são semanais por causa do prazo de validade ou por não utilizar com frequência. (Alguns produtos desta lista você também pode comprar mensalmente, fica ao seu critério).

Lembrando que tudo que vou escrever deve se adequar a sua rotina: Se não pode ir ao mercado toda semana, vá a cada 2 semanas...enfim, faça do seu jeito. Esta é uma sugestão.

 
Explicado isso, vamos à lista de compras. Esta parte é muito importante, e também serve como economia, tente não comprar coisas fora da lista (É claro que isso não funciona sempre, mas o planejamento mínimo evita desperdício).

Vou colocar a minha lista básica aqui, e em seguida dou dicas de como não fugir dela (Ok, nem sempre eu consigo). Faça a sua lista conforme sua alimentação. Você pode usar a minha, acrescentar ou retirar itens. Fica interessante dividir a lista entre: alimentação, higiene e limpeza.

Lista Mensal (Prazo de validade maior)

Obs.: A quantidade que eu compro é pequena, pois vou consumir sozinha. Substitua pela quantidade que você consome. Nesta lista eu incluí algumas coisas que não são de cozinha mas são de uso pessoal. (A água sanitária é para higienização de alimentos)


Higiene Pessoal: Esta parte está básica (é só um exemplo), faça conforme sua necessidade. Coloquei aqui como um adicional, pois faz parte das compras, mas a finalidade do post é alimentação)



 
Produtos de Limpeza (Compre conforme sua necessidade)

 
Achou a lista gigante? Pois é, é assim mesmo. Mas aqui eu vou partir do princípio de que você não tem nada em casa. Lembrando que estas compras duram bem mais de um mês.

 
Sugestões

- Faça a sua lista conforme sua necessidade. É interessante imprimir, ou escrever em um papel e colar na geladeira, ir anotando conforme as coisas forem acabando, tipo checklist. Assim você estará sempre em dia com suas compras. Coloque uma lista mensal e outra semanal. A lista semanal vai variar bastante.

- Nunca, jamais, em tempo algum, vá ao mercado com fome. Isto acabará com sua lista, você voltará para casa só com biscoito, sorvete, pizza e chocolate!!!! Experiência! Hahaha


- Nunca vá ao mercado cheio demais, pode parecer estranho, mas quando estou assim, fico enjoada de tudo que vejo no mercado e acabo não comprando as coisas da lista! Coma algo leve!

-Coloque em sua lista semanal, algum agrado, alguma besteira, planejada! Isso te deixará mais animado para ir às compras!

- Antes de ir ao mercado, verifique a geladeira e os armários. Certifique-se de que não esqueceu nada.

- Se lembrar de algo importante que esqueceu de escrever, compre. Mas pense bem se é realmente importante! Seu bolso agradece.

- Para a lista semanal, monte um cardápio do que você quer consumir durante a semana. Seu café da manhã, seu almoço, jantar. Frutas, legumes, iogurte, queijo. Com o tempo você consegue planejar até mentalmente, mas se preferir anote. Isto evita desperdício e surpresas durante a semana.

- Com o tempo você saberá controlar suas finanças. Quer começar logo? Separe um valor mensal, e semanal para as compras.

 
Lista Semanal

A lista semanal funciona assim: tudo com prazo de validade curto que você for consumir durante a semana entra aqui! Faça o planejamento do cardápio semanal! Nesta lista também coloco carne, frango ou peixe, costumo comprar para no máximo duas semanas. Onde moro, o congelador é pequeno e é dividido para 6! Aí já viu, né. Falta espaço. Se preferir compre por mês, mas lembre-se de verificar sempre o prazo de validade.

Um bom exemplo é quando quero fazer um bolo, faço a lista de ingredientes que irei utilizar e compro. Assim não fica sobrando leite em caixinha, farinha de trigo e outras coisas. Eu não costumo utilizar esses ingredientes com frequência, então, compro quando necessário, se você utiliza, jogue estes ingredientes para compra do mês!

Aqui eu tenho um cardápio mental do que vou comer durante a semana, por exemplo: saladas de tomate e alface, cenoura, beterraba, filé de frango e ovos para almoço e janta, e pão, queijo, iogurte, banana e suco de laranja para café e lanche.


É claro que pode acontecer de sobrar alguma coisa, aí é só você especificar na lista da semana seguinte.

Comprar pouca quantidade é melhor para poder variar sempre o cardápio.

Se preferir compre uma quantidade maior, de cenoura, cebola e etc., legumes duram mais tempo na geladeira. O alho você também pode comprar uma quantidade maior, eu guardo fora da geladeira (em local fresco e seco) e dura bastante também!

Faça esta lista conforme seu gosto, suas preferências para café da manhã, lanche, almoço e jantar. Não esqueça de verificar o que tem geladeira e nos armários e o que está faltando em casa!!! Lembre-se também que alguns produtos desta lista possuem uma validade curta, compre o que for consumir. (Por favor, não vamos deixar estragar os alimentos.)

Pode parecer difícil ou chato, mas o planejamento pode sim ser feito em alguns minutos. Adeque estas sugestões a sua rotina. O planejamento fará até com que você tenha mais tempo para cuidar de si, fazer coisas legais, relaxar. Com o tempo esta atividade será natural!

Micro-ondas

Fonte: http://www.magazineluiza.com.br/micro-ondas/eletrodomesticos/s/ed/mond/

Para quem mora sozinho o micro-ondas é a melhor alternativa! Se você não tem, pense na possibilidade de juntar uma graninha e comprar um. Desta forma, você pode deixar a comida pronta e esquentar apenas a refeição. Economiza tempo! Se você não gosta de micro-ondas ou não pode comprar um, esquente a comida na panela. Faça como preferir!



Próximo Post: Breves dicas sobre Conservação e como escolher os alimentos. 

 
Lembrando que é o básico, ok? Aqui só quero que você saiba se virar sozinho!

Dúvidas, sugestões e contribuições? Só deixar um comentário aqui embaixo!
Abraços,
  Nathália NaTelha

 


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Nique, tudo bem? Obaaaa!!! Fico feliz em ter te ajudado!!! Muito obrigada pela visita! Beijos

      Excluir