03/08/2015

Episódio 4 - A saga do feijão (Feijão de caixinha? Como cozinhar?)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje o post da nossa série é sobre feijão. Sempre gostei muito de feijão...hummm, aquele feijão fresquinho com tempero de mãe, delícia!

Quando comecei a morar em república só almoçava no bandejão da faculdade, mas o feijão de lá me incomodava muito, era aguado. Com o tempo passei a trazer feijão congelado de casa todo final de semana. Aí comecei a ficar cansada de ir todo final de semana para casa, passei a ir de 15 em 15 dias, 20 em 20...e, cadê o feijão? Hahahaha

Outro ponto importante é que sempre tive horror a panela de pressão!!! Passei semanas sem comer feijão, até que não aguentei e encontrei no mercado a primeira opção que vou falar aqui.

Feijão Pronto de caixinha


Não é um super feijãããããããoooooooo, mas quebrou meu galho por uns dias. Ele até que é gostosinho, mas não dá para viver disso, ok? Só compre se não tiver jeito!!!

Eu comprava da marca QUERO, que tem feijão preto, marrom e etc. Ele já vem até temperado, pronto para consumir. Só abrir e esquentar.

http://www.quero.com.br/vegetais/feijao-carioca-tr-340.htm

Quando a situação ficou insustentável, eu fui no mercado, comprei 1 kg de feijão e liguei para minha mãe. Hahaha

Sim, aprendi a fazer feijão e usar a panela de pressão pelo telefone. Colocava o telefone, toda hora, perto do pino para ela ouvir o barulho da panela. Deu certo, temperei metade, congelei a outra e dominei a panela de pressão!

Agora vamos aprender a cozinhar um feijão básico. Você vai conseguir!

Como cozinhar feijão na panela de pressão

Escolha seu tipo de feijão preferido. Minha panela de pressão é pequena, 4,5 L, cozinho ½ kg do feijão.

Parte 1-  Coloque 1/2 kg de feijão em uma mesa, ou recipiente e cate as pedrinhas e os feijões ruins, lave, escorra a água e deixe o feijão de molho em uma bacia com água por 6 horas, ou de um dia para o outro. Descarte esta água. (Isso evita gases!!!!!!!) - Se preferir apenas cate, lave o feijão e pule para parte 2.

 
Parte 2-  Coloque o feijão na panela de pressão, adicione a água e deixe sobrar 4 dedos até a borda da panela sem água.



Agora você pode fazer de duas formas:

- Tampe a panela (verifique se a borrachinha preta está no lugar). Leve ao fogo, quando a panela começar a chiar (Verifique o vídeo) é porque pegou a pressão. Aí é só marcar 40 minutos e desligar o fogo. Espere sair toda a pressão para abrir a panela. É só deixar a panela quietinha lá, até ela parar de fazer barulho.

-  A maneira que eu faço: coloque a panela no fogo e só tampe quando a água com o feijão começar a ferver. Quando a pressão pegar, verifique se o chiado está normal (Como o do vídeo). Marque 40 minutos e desligue o fogo. Espere sair toda a pressão para abrir a panela, do mesmo jeito que citei anteriormente.



Como congelar e descongelar o feijão

Gosto de cozinhar feijão para duas semanas. ½ kg é suficiente.

Após abrir a panela de pressão, com uma concha, coloque metade do feijão cozido em um pote e leve para o congelador. Coloque o feijão ainda quente no congelador.


Para descongelar, tire o feijão do congelador e deixe na parte de baixo da geladeira de um dia para o outro, ou: doure o tempero e coloque o feijão congelado na panela, adicione um pouco de água e deixe ferver para descongelar.

Como Temperar o Feijão

Ingredientes:

Alho (A quantidade que achar suficiente)
Cebola (A quantidade que achar suficiente)

Azeite (A quantidade que achar suficiente)

Sal (A quantidade que achar suficiente)

1 folha de louro

Modo de fazer: Amasse o alho e corte a cebola. Em uma panela coloque o azeite e o alho, deixe dourar. Adicione a cebola e o louro, doure. Coloque o feijão, acerte no sal, e deixe ferver. Retire o louro. Depois é só colocar em um pote e levar para geladeira, ainda quente. Aqui em casa dura uns 4 dias.

Se preferir frite bacon, linguiça e adicone no feijão.


Alguns tipos de feijão

Feijão preto – Comum aqui no rio, utilizado também em feijoada.



Feijão carioca – Consumido em São Paulo, Minas...Feijão marrom.



Feijão fradinho – Normalmente utilizado em saladas (bacalhau, frango...).



E aí pessoal, gostaram? Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!!! Nosso próximo post da série é sobre arroz!!!
Abraços,
  Nathália NaTelha

4 comentários:

  1. Adorei o vídeo, gostaria que vc fizesse macarrão na panela de pressão e doce de leite condensado na panela de pressão e no vídeo vc mostrasse como vc retira a pressão da panela na própria receita, pois tenho muito dificuldade nessa hora. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Robertha, tudo bem? Obrigada, que bom que gostou! Ainda não fiz macarrão na panela de pressão mas adorei a ideia! Já coloquei uma receita de doce de leite na panela de pressão aqui: http://nathalianatelha.blogspot.com.br/2014/03/doce-de-leite-pratico.html
      mas prometo providenciar o vídeo do doce, do feijão e do macarrão! A panela de pressão era um tormento na minha vida...rs. Eu entendo você, também tinha dificuldade na hora de retirar a pressão, tinha medo de explodir tudo. A maneira mais fácil é desligar o fogo, e deixar a panela lá, quietinha por uns 20 minutos que a pressão sai. Assim que postar algum dos vídeos te aviso! Muito obrigada! Abraços.

      Excluir
    2. Corrigindo [A maneira mais fácil é desligar o fogo, e deixar a panela lá, quietinha por uns 20 minutos que a pressão sai, e antes de abrir verificar se todo vapor já saiu.]

      Excluir
  2. E posta um vídeo seu fazendo o feijão.

    ResponderExcluir